sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A Segunda Sem Carne não me representa!

Segunda Sem Carne é uma campanha internacional lançada no Brasil em 2009 em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Ela propõe que, durante todas as segundas-feiras, as pessoas não comam carne.


Ir contra a SSC sempre é polêmico, pois tanto onívoros como vegetarianos e veganos a apoiam como forma de conscientização e incentivo. Acontece que a campanha é extremamente falha e não propaga o veganismo. Em primeiro lugar, eu sempre me incomodei profundamente com o slogan "Pelas pessoas. Pelos animais. Pelo planeta." por duas razões: Por que as pessoas (que também são animais, diga-se de passagem) estão colocadas em primeiro lugar sendo que a SSC deveria ter como prioridade os animais não humanos? E em segundo: Veganismo não é sobre saúde, não é sobre o planeta. Veganismo não é dieta. Veganismo é um movimento que visa a completa abolição animal. Eles não são nossos escravos. E essa é uma das razões pelas quais a campanha não auxilia a causa vegana.

Ela propõe ajudar os animais por meio de reduzir o consumo de carne, limitando as pessoas a consumirem por "apenas" seis dias da semana. Porque aparentemente cortá-la da alimentação durante um dia é o suficiente e as pessoas já estão fazendo a parte delas. Ah, e cortando apenas a carne. Pois a campanha não foca nos outros derivados, ela gira somente em torno do consumo de carne.

Quando eu comecei a conhecer o vegetarianismo e o veganismo eu  acabei lendo sobre a Segunda Sem Carne e achei uma ideia interessante para fazer as pessoas entrarem em contato com a dieta vegetariana, mas conforme eu fui lendo mais sobre o assunto e ganhando experiência e vivência em relação ao veganismo eu finalmente percebi que a campanha é mais um desserviço para os animais do que qualquer outra coisa. Eu entendo que existem pessoas que depois de conhecerem a SSC acabaram por excluir completamente a carne de sua alimentação e, em alguns casos, todos os "alimentos" de origem animal. Mas por mais que esses indivíduos tenham entrado em contato com a campanha, não foi por conta dela que se tornaram vegetarianos, e sim porque decidiram pesquisar sobre o assunto por meio de outras fontes. O que a campanha faz, de maneira geral, é massagear o ego das pessoas fazendo-as acreditar que estão contribuindo de alguma forma para combater a exploração animal, sentindo-se livres para continuar compactuando com ela durante todos os outros dias da semana (inclusive na segunda, pois além de continuarem consumindo derivados, também utilizam produtos testados em animais, roupas de couro e planejam levar a família ao zoológico no fim de semana).

Muita gente se baseia no argumento de que "é um começo". Mas um começo em direção a quê? Se o objetivo da SSC fosse o veganismo, seria isso que ela ofereceria. Sua proposta não é nem sequer relacionada ao vegetarianismo (que consiste em uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, ou seja, sem nenhum tipo de carne ou derivados de animais). Deixar de comer carne não te torna vegetariano, muito menos por apenas um dia da semana. E principalmente: Não ajuda os animais. Lembrando que ser vegetariano não é o bastante para defendê-los.

É verdade que a campanha atrai muita atenção, mas o que é melhor: Uma grande visibilidade para uma proposta falha que não tem um impacto positivo direito em relação aos animais, ou uma campanha eficiente que vise a abolição dos mesmos?

Citando um trecho do site da SVB eu consigo provar para vocês que a campanha não tem o veganismo como meta: "A fim de facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece aqui receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante." 
  1. Veganismo não é "hábito".
  2. Veganismo não é sobre a "ética" das pessoas e seus egos inflados, é sobre o direito que os animais não humanos tem de serem livres e respeitados.
  3. Veganismo não é sobre ambientalismo e nem sobre saúde. É sobre os animais.
Vegetarianismo é dieta. Veganismo é consciência e prática em relação aos direitos dos animais.

E como eu disse, nem mesmo o vegetarianismo a campanha favorece. Então qual é o real objetivo? Lucro? Visibilidade? Diminuir o consumo de carne em algumas gramas por pessoa? Ela é muito mais voltada à saúde dos humanos do que aos animais. É uma campanha muito mais midiática e antropocêntrica do que eficiente ou animalista.

Outra prova de que a campanha não tem como prioridade os direitos dos animais é a fala de Paul McCartney, ex Beatle conhecido como um dos maiores representantes da campanha: "Hoje, passar um dia da semana sem carne é a mudança mais importante que cada um pode fazer, pois atinge, de uma só vez, o cerne dos problemas políticos, éticos, ambientais e sociais."

Honestamente, onde entram os animais nisso tudo? E a mudança mais importante que pode ser feita definitivamente não é tentar mascarar o problema, é se tornar vegano. 

Além disso, acho importante ressaltar que discursos sobre "tratar os animais de forma ética" também não condizem de maneira alguma com o veganismo. Tratar escravos bem não faz a escravidão deixar de existir. Nossa luta não é contra os maus tratos de animais, e sim contra a apropriação de seres sencientes para benefício exclusivo dos humanos. A SSC não apoia essa luta.

Sinto muito desapontar os adeptos com o meu posicionamento, mas eu sou assumidamente contra campanhas bem estaristas (que se concentram apenas no """""bem estar""""" - entre mil aspas - dos animais, e não em sua real libertação). Isso quando outras questões ligadas exclusivamente aos humanos não são majoritárias, como é o caso aqui. A Segunda Sem Carne não me representa enquanto vegana e ativista e também não representa os animais

*Só para esclarecer: Não estou criticando as pessoas que estão tentando deixar de comer carne e derivados e as que estão em transição para o veganismo, e sim a abordagem da campanha Segunda Sem Carne.

4 comentários :

  1. Muito bom, Raquel!

    Um abraço!

    Luciano Carlos Cunha

    (lucianoshred@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Esse slogan realmente é muito ruim! Concordo com a maioria das coisas que você falou. Gostaria muito que a campanha funcionasse como uma porta de entrada pras pessoas conhecerem o veganismo, mas é bem verdade isso de que grande parte das pessoas usa a campanha como uma desculpa do tipo ~"ah, estou fazendo a minha parte e tenho minha a consciência """"""""""""limpa""""""""""""~ e se achar no direito de, nos outros dias da semana e até no mesmo dia, continuar explorando os animais. Seria legal se fosse uma forma de que as pessoas fossem tirando de forma progressiva os produtos de origem animal, se interessando na libertação animal, e que isso as levassem a se tornarem veganas, mas infelizmente não é isso que acontece. A própria fala que você colocou aí do Paul dá a entender que já é suficiente não comer animais por um dia na semana. Triste.

    Beijos!

    (Vou fazer a tag, viu? É que eu fico só deixando pra depois e acabo esquecendo porque mesmo nas férias, arrumei ocupações e ainda não consegui me organizar. :/ )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente! :/ Acho a proposta da campanha bem fraca. E quanto à TAG, tudo bem! HAUHAUH Faça quando puder. ♥ Beijos!

      Excluir