quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Reconstrução ácida de vinagre de maçã

Oi, gente! Eu sei que eu não tenho postado no blog com frequência nos últimos dias, mas é que falta menos de um mês para o vestibular da UEL e eu estou fazendo cursinho, aulas particulares, estudando em casa... tem sido bem corrido. Nesses últimos dias eu decidi passar um tempo com uma amiga que não vejo a algum tempo e que vai viajar por mais de um mês, então acabei deixando o blog meio de lado, mas vou me esforçar para conseguir tempo e postar o máximo possível aqui.

Bom, hoje eu vou falar sobre cabelos. Eu já fiz um post sobre o cronograma capilar e expliquei sobre as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Eu também já expliquei sobre a umectação, e inclusive fiz um post ensinando a fazer uma umectação de óleo de jojoba, que entra na fase de nutrição. E hoje o post é sobre o vinagre de maçã, que entra na fase de reconstrução. O nome da reconstrução complementada com o vinagre de maçã é Reconstrução Ácida. 

A função do vinagre de maçã na reconstrução capilar é selar as cutículas dos fios, impedindo-os de perder nutrientes e proteínas. O motivo de ele funcionar tão bem no nosso cabelo é o seu pH baixo.

O nosso cabelo possuí pH ácido (em torno de 4,4 e 5,5) dessa forma, todos os produtos com pH ácido (baixo), ajudam a selar nossas cutículas capilares, e todos com pH básico (alto) ajudam a abri-las (ou melhor, qualquer produto com o pH maior do que o do nosso cabelo).



O pH do vinagre de maçã é cerca de 2,5, o que o torna perfeito para a selagem dos nossos fios. Um exemplo de produto que possui um pH mais elevado são os shampoos anti-resíduos, já que a função deles é justamente abrir as escamas capilares.

Nessa foto podemos observar a diferença entre um fio com cutículas abertas para um com cutículas fechadas:



Outros benefícios do vinagre de maçã são:
  • Auxilia na redução da caspa, de fungos e da descamação no couro cabeludo, pois ele é um excelente agente de limpeza e possui propriedades antifúngicas, 
  • Deixa o cabelo com brilho e macieis, já que com as cutículas fechadas ele fica menos ressecado e mais protegido de danos externos.

Agora, vamos para o passo a passo?
  1. Dilua o vinagre de maçã em água filtrada (eu diluí aproximadamente uma parte de vinagre para três partes de água).
  2. Lave os cabelos normalmente com shampoo.
  3. Use sua máscara reconstrutora preferida (vegana, pelo amor de deus! hahaha Nada de queratina e colágeno de origem animal!) e aguarde o tempo estipulado pelo fabricante.
  4. Aplique o vinagre de maçã por todo o comprimento dos fios e deixe agir enquanto termina de tomar banho. Alguns minutos são o suficiente.
  5. Enxágue o cabelo e, se preferir, finalize com um leave in.
Obs: Se o seu cabelo estiver muito danificado e poroso, o vinagre de maçã pode ser aplicado também antes do shampoo.

Agora, a pergunta que não quer calar: Eca, mas o cabelo não fica fedido? R: NÃO! Eu também duvidei quando me falaram, mas o cabelo realmente não fica com mau cheiro. Claro que na hora fica aquele cheiro forte de vinagre, mas depois do enxágue ele sai completamente. Mas se por acaso acontecer de o seu cabelo ficar fedido, é só diluir um pouco mais da próxima vez. E assim, nada que um leave in cheiroso não resolva.

Fiz esse processo hoje e adorei o resultado! É realmente incrível o quanto o aspecto do cabelo melhora. O vinagre que eu usei foi esse aqui (ele é orgânico):


Eu usei esse vinagre, mas pode ser de qualquer marca. Só que precisa ser de maçã. Nem pensem em passar vinagre de álcool no cabelo, pelo amor de deus! Hahahah.

Espero que tenham gostado do post. Façam a reconstrução ácida e não esqueçam de me dizer o que acharam!

Nenhum comentário :

Postar um comentário