terça-feira, 23 de setembro de 2014

Umectação capilar sensacional de óleo de jojoba

Acho que a maioria das pessoas conhece ou já ouviu falar das maravilhas que as umectações capilares proporcionam para o nosso cabelo. Elas combinadas com o cronograma capilar, então... fazem milagres!

A umectação entra na etapa de nutrição do cronograma.

O óleo de jojoba é excelente para o cabelo. Além de estimular o crescimento dos fios, ele combate a caspa, renova e hidrata o cabelo.

Esse óleo também é benéfico para a pele, inclusive no tratamento de acnes, verrugas, inflamações, reações alérgicas e oleosidade.


Eu uso esse óleo de jojoba da Alva. Não vou mentir, ele é bem caro. Cerca de R$ 80,00. Mas não se assustem, é possível encontrar de outras marcas por preços bem mais em conta. Mas cuidado! É indispensável que o óleo seja 100% puro. Não pode ter mais nada na composição além do próprio óleo.

É importante ressaltar também que, diferente da maioria dos óleos 100% vegetais/puros usados nas umectações (como o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco), o óleo de jojoba NÃO É COMESTÍVEL. Ele é tóxico se ingerido, usem apenas na pele e cabelo. 

Como fazer a umectação? Mais simples impossível: Despeje um pouquinho do óleo (suficiente para aplicar em todo o cabelo) num potinho de plástico. Se não quiser usar muito produto, pode misturar com outros óleos 100% puros, como o óleo de coco, de semente de uva, de abacate... fica a seu critério. Mas lembre-se: PRECISA ser 100% puro. 

A umectação é feita com os cabelos secos e sujos. O ideal é fazer a umectação noturna, ou seja: Aplicar o óleo em todo o cabelo, cobrir com uma touca plástica e dormir. No outro dia lavar os cabelos normalmente assim que acordar.

Se você não quiser fazer a umectação noturna, não tem problema. Deixar o óleo nos cabelos por 20 minutinhos já é o suficiente para um ótimo resultado.


Aplicação: Pode aplicar com as mãos mesmo no cabelo todo, ou se preferir, só nas pontas. Não precisa se preocupar que o óleo não vai deixar seu cabelo oleoso, pode abusar!

Depois que o óleo estiver bem espalhado no cabelo, coloque uma touca plástica ou de alumínio e espere o tempo que quiser. Pode ficar desde 20 minutinhos até horas, você que decide.

Depois que esse processo acabar, entre no banho e lave bem o cabelo. O óleo vai sair bem fácil. Quando terminar de lavar o cabelo, finalize com um bom condicionador ou melhor ainda: um bom creme de nutrição.

Para quem está com os fios sem vida, ressecados, danificados ou quebradiços, a umectação deve ser uma das suas melhores amigas. Faça pelo menos uma vez por semana e você vai perceber a diferença enorme que ela faz no cabelo. Eu falei da umectação de óleo de jojoba porque eu acho ela fantástica, mas dá pra fazer umectações muito poderosas com ingredientes da sua cozinha (como o azeite de oliva extravirgem).

Bom, é isso! Espero que tenham gostado da dica. :)

Um comentário :